domingo, 20 de maio de 2012

Deixar falar o amor!

A palavra é um dom maravilhoso em nossa vida! Palavras chegam ao coração, falam de paz, acalentam na dor, anunciam boas notícias, salvam vidas. Palavras são redentoras! Eternizam-se no tempo e na história.

Palavras são como flores depositadas no coração. Devem deixar o perfume suave da beleza, da verdade, do amor concreto.

Mas a palavra também pode ser uma lâmina afiada nos lábios de pessoas insensíveis e más. Destrói famílias, finaliza amizades, joga na miséria um coração, põe fim à vida.

Talvez em nosso tempo nunca se comunicou tanto, mas também nunca, como hoje, estejamos tão cansados apenas de palavras. Palavras vazias que não comunicam vida morrem assim que são pronunciadas. Palavras, palavras, palavras... de que valem se não se transformam em solidariedade, em compaixão, em perdão, em amor pelo outro?

Fala-se muito de coisas, mas comunica-se pouco aquilo que é o essencial da vida. Fala-se muito de bem-estar, mas as pessoas continuam vivendo na solidão.

Mais do que em outros tempos, temos necessidade de silêncio. Quem não é capaz de calar, não é capaz de comunicar algo que tenha raízes. Fica na superficialidade de um discurso que não se compromete com o tempo em que vive. Por isso, é preciso redescobrir a beleza do silêncio que contempla e da palavra que anuncia.

O mundo está cansado de palavras. O que dá testemunho de nosso amor não é a declaração que a linguagem das palavras nos permite, mas é a linguagem dos gestos que concretizamos diariamente em nossos encontros.

“Muitas vezes é preciso calar porque é justo assim o fazer, deixando falar somente o amor”, nos diz Bento XVI. Esta linguagem o mundo entende porque tem a força do testemunho que ultrapassa qualquer explicação.  


Ir. Deuceli Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário