domingo, 13 de maio de 2012

Crescer juntos!

Jesus era um exímio contador de histórias. Ninguém falava como Ele!

Todos eram atraídos pelo Mestre de Nazaré que amava a natureza, as pessoas e, da vida, tirava as mais belas lições.

Multidões corriam atrás daquele que ensinava através das coisas simples do dia a dia. Todos o compreendiam porque falava de ovelhas, de moedas, de videiras, de sal, de luz, de sementes, de um jovem rico que era apegado aos seus bens, de outro que gastou tudo o que tinha e de um samaritano que tinha um coração bom.

Jesus era incansável nas suas pregações. Das realidades visíveis e tão presentes na vida diária, Ele falava do amor, da bondade, do perdão, do arrependimento. Ensinava como ninguém que o amor é o maior mandamento!

Um dia, Jesus estava contando suas histórias e, entre tantas, falou que o Reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boas sementes no campo. Entretanto, enquanto os semeadores dormiam veio o inimigo e semeou o joio no meio do trigo. Trigo e joio cresceram juntos. O que fazer? Arrancar tudo: trigo e joio? Por causa do joio, perder o trigo?

Surpreendentemente continuou Jesus: “Deixai-os crescer juntos! Virá o tempo da colheita e o joio será arrancado e queimado” (Mt 13,24).

Gosto desta parábola! O mundo é assim: bons e maus vivem juntos, aqueles que creem e aqueles que duvidam, aqueles que constroem a paz e aqueles que desejam a guerra, aqueles que se doam até o sacrifício da própria vida e aqueles que morrem no próprio egoísmo, aqueles que ensinam o amor e aqueles que odeiam, aqueles que defendem a vida e aqueles que matam.

O mundo é um imenso campo onde trigo e joio crescem juntos. É nesta realidade que vamos vivendo a nossa fé, acolhendo a todos e tornando-se amigos dos amigos de Jesus. Somente no entardecer da vida, seremos julgados pelo nosso amor.

Jesus não quer facilitar a vida de ninguém. Ele sabe que é na provação que damos testemunho de nossa fé. A fé é algo concreto, passa pela dor, pelo sacrifício. Não é apenas uma palavra, mas é um sim: eu creio!

Não ignoremos a cruz! Não desanimemos! Não percamos a fé! Permaneçamos vigilantes! Sejamos fiéis! A cruz faz parte de nossa vida assim como fez parte da vida de Cristo. Isto é real!

Nosso olhar de fé deve ser de uma pessoa madura, de homens e mulheres que encontraram em Cristo a razão da própria vida e a Ele se unem seja na alegria ou na dor, seja no sacrifício ou no amor. Com Cristo, a cruz se torna mais leve porque Ele não nos daria uma cruz maior do que nossas forças pudessem suportar. Deus é Pai e Ele cuida de nós! Somos seus filhos!


Ir. Deuceli Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário