segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pela fé!

“O homem que procura existir apenas naquilo que é calculável e mensurável, no final permanece sufocado”. 

Com estas palavras, o Papa Bento XVI identifica muito bem a urgência para a qual somos chamados a dar uma resposta, para sair deste sufocamento no qual tantas vezes nos encontramos vivendo.

Estas palavras identificam profundamente aquilo que está em questão: o nosso relacionamento consciente, construtivo, realizado, satisfatório com Deus. Sem Ele, a vida se torna pequena demais e as preocupações da vida parecem nos tirar o ânimo e a esperança.

Precisamos ficar atentos: olhar fixo em Jesus Cristo, autor e consumador da fé. Nele encontramos plena realização de nossas aflições, a alegria do amor, a resposta ao drama da tribulação e do sofrimento, a força do perdão diante da ofensa recebida e a vitória da vida sobre o vazio da morte.

Pela fé, Cristo deu sua vida em favor da humanidade. Pela fé, os apóstolos morreram testemunhando a verdade do Evangelho que os transformara, tornando-os capazes de chegar até o dom maior do amor com o perdão dos seus próprios perseguidores. Pela fé, Maria, mãe de Jesus, acolheu a palavra do anjo e acreditou no anúncio de que seria Mãe de Deus. Pela fé, milhares de homens e mulheres fizeram de sua vida um anúncio visível das palavras de Cristo até a entrega radical da própria vida.

Assim como milhares de pessoas viveram pela fé, hoje também nós somos chamados a descobrir de novo a alegria de crer.

Pela fé, nós cremos que Jesus Cristo é o Filho de Deus que viveu entre os homens e, como ninguém jamais viu, ensinou a todos o caminho que conduz à salvação; pela fé, nós cremos na sua palavra que orienta nossas atitudes para o amor e para o bem.

Pela fé, nós cremos que Jesus está vivo em nossa vida e em nossa história; pela fé, reunimo-nos em comunidade para celebrar a Eucaristia, alimento para nossa alma; pela fé, nós cremos no mandamento novo do amor; pela fé, nós anunciamos que Deus existe e caminha conosco e, por isso, não há motivo para o desespero.

Pela fé, nós compreendemos que quem ama perdoa sempre; pela fé, nós aceitamos o sofrimento e a dor como caminho de santificação e salvação; pela fé, nós estendemos a mão a quem precisa de nossa ajuda e proteção sem esperar nada em troca; pela fé, nós invocamos a Deus, em oração, para que venha em nosso auxílio; pela fé, nós cremos que aquele que acredita em Deus nunca está sozinho.

Dom maior não poderia existir para nos ajudar no caminho da santificação diária. Precisamos da ajuda divina para que a nossa fé não seque como uma gota de orvalho ao sol, para não sucumbirmos à materialidade, para que o nosso amor não se afunde em atitudes egoístas, para não trairmos os pequenos, fracos e abandonados.

Caminhemos com os olhos iluminados pela fé e pela esperança, na certeza de que Deus caminha conosco.


Ir. Deuceli Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário