sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

“Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens"

Um novo dia começava para dois irmãos que viviam próximos ao Mar da Galileia, sem nada de diferente porque a vida seguia seu curso normal. Eram simples pescadores e nada era exigido deles, além do trabalho diário. O mundo que conheciam era pequeno demais. Não ia além de redes e barcos, do mar e dos peixes. Mas eram seguros do que faziam porque sabiam tudo sobre a arte de pescar.

Mas o que aqueles dois irmãos não sabiam era que naquela região vivia um homem diferente de todos os que já tinham conhecido. Ele mudaria suas vidas para sempre e ampliaria o mundo de uma forma incrível.

Enquanto estavam ocupados em lançar as redes ao mar, perceberam que um homem desconhecido caminhava pela praia. Não se importaram e continuaram o trabalho. Quando se deram conta, os passos silenciaram e ele estava ali, bem perto deles. Não poderiam fugir. Ficaram imóveis, tocados por aquele homem que tinha o olhar mais penetrante que jamais tinham visto.

Depois de alguns momentos, o silêncio foi quebrado. Com palavras fortes e firmes, Jesus lhes fez um convite jamais imaginado por aqueles simples pescadores que não tinham nada além de redes e de um barco para pescar.

“Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" (Mt.4,19). E, imediatamente, Pedro e André, largaram tudo e o seguiram.

E, agora, como explicar para os amigos e parentes a atitude tomada? Como explicar o inexplicável? Aqueles dois pescadores foram atraídos por aquele que incendiou o espírito. Não entendiam as consequências desta decisão. Só sabiam que aquele barco era pequeno demais para eles.

Queriam um mar maior! Queriam mergulhar profundamente! Queriam encontrar o sentido da vida, uma razão para viver e lutar. Queriam navegar no coração do homem para serem, de fato, verdadeiros pescadores de homens pelo mundo afora.

E, assim, foi! Estes dois irmãos não voltaram mais para o pequeno mar da Galileia. Seguiram em frente. E, mesmo entre tempestades terríveis, lançaram-se para o grande mar que é o mundo e contagiaram a todos com as palavras do Mestre de Nazaré.

Ir. Deuceli Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário