sábado, 18 de fevereiro de 2012

Sofrer bem!

Há muitas coisas na vida que nos encantam e nos deixam serenos e felizes porque podemos dizer com sinceridade que viver é bom. Aqui encontramos amigos que estão sempre ao nosso lado, conhecemos lugares que jamais esquecemos, vivemos experiências que nos tornam pessoas melhores, amamos de verdade e podemos ser amados do jeito que somos e assim por diante. Surpresas boas a vida nos reserva sempre!

Mas a vida não é só isso! Ela vem com toda a força da beleza, mas também com suas inadequações, muitas vezes geradas pelas nossas próprias escolhas. E aí sofremos. Conhecemos dores e angústias, encontramos dificuldades e decepções. Culpamo-nos, geramos outros sofrimentos desnecessários e perdemos a oportunidade de saborear a vida porque não aprendemos a administrar os problemas que nos afetam. Invertemos a importância das coisas e sofremos demais por aquilo que é menos importante.

Precisamos aprender, entre tantas coisas, a “sofrer bem”. O que significa? Aprender a enfrentar as dificuldades com otimismo, criatividade, paciência. Quem aprende a enfrentar os contratempos, a dor, o sofrimento e não sucumbe a eles, torna-se uma pessoa mais valente, mais audaz, mais capaz de enfrentar a vida com esperança.

“Quando enfrentar períodos difíceis e tragédias, em vez de olhar somente para si mesmo, olhe para quem está à sua volta. Em vez de se sentir magoado e acabrunhado e buscar piedade, encontre alguém com feridas piores e ajude a curá-las. Entenda que sua dor e seu luto são legítimos, mas que o sofrimento é parte da condição humana e que estender a mão é uma maneira de curar e ajudar outras pessoas a se curarem”. Nick Vujicic.


É preciso aprender com as dores de cada dia, sem dramas ou desânimos, para que possamos superar as maiores, sem fazer de nossa vida uma tragédia e das pessoas ao nosso redor vítimas. Um toque de ternura e um olhar carinhoso às vezes são suficientes para aquietar o coração perturbado.

Para aquele que crê em Deus, a dor não tem a última palavra “Porque tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28). Mesmo sem podermos vê-Lo ou tocá-Lo, em nosso coração sabemos que Ele existe e está conosco. Não sabemos o que o dia de amanhã nos reserva, mas, por acreditarmos em Deus, sabemos quem garante nosso futuro.

Não podemos mudar o que já passou. Mas podemos viver diferente daqui pra frente! Existe poder na perseverança!


Ir. Deuceli Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário