quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tudo passa!

"Conta-se que havia um rei, numa pequena cidade, que passava por muitas dificuldades. Ele já não sabia mais o que fazer. Decidiu, então, consultar um sábio que não morava muito distante e sua fama já era conhecida de todos.

O rei mandou chamá-lo e lhe disse: “Amigo, como todo rei, passo por alegrias e tristezas no meu reinado. Quero que crie uma frase, para que, no auge das minhas vitórias, eu não me envaideça e, no calabouço das minhas derrotas, eu me fortaleça”. O sábio ficou em silêncio por um momento e, serenamente, olhou para o rei e lhe respondeu: TUDO PASSA!

Encantado com sua sabedoria e simplicidade, o rei agradeceu-lhe e, imediatamente, mandou fazer uma placa para ser colocada na entrada do seu castelo para que todos os que passassem por ali, lessem e refletissem sobre aquelas palavras".

Bela lição! Na vida tudo passa! Momentos bons ou ruins, aqueles sonhados ou não, passam. Tribulações, tristezas, sofrimentos não duram para sempre, assim como, alegrias, vitórias, sucesso, fama.

Basta observarmos a ação do tempo... as folhas das árvores caem, as flores murcham, a ferrugem corrói, a beleza física se apaga, filhos crescem, pessoas envelhecem, sonhos se realizam... tudo, simplesmente, passa. Há um tempo para cada coisa porque assim se encaminha a vida, suavemente, cumprindo plenamente seu curso natural.

A vida é um grande e insondável mistério que nos move a buscar seu real e verdadeiro significado. Vivê-la intensamente, em cada dia, se torna uma grande possibilidade de compreendermos o que, de fato, merece todo nosso investimento de tempo, forças e energias.

Aos poucos e, alguns chegam mais rapidamente a compreender, que tudo é tão passageiro e que só o Amor de Deus permanece para sempre! Somente este amor nos modifica interiormente e nos impulsiona a amar e a olhar para as pessoas, para a vida e para o mundo de um jeito diferente. Este é o tempo que temos para, em unidade com nossos irmãos, realizar o bem e promover a vida porque todos temos a missão de construir e não de destruir. Somos parte da humanidade e o mundo é a nossa casa comum.

O amor de Deus é um amor constante! Ele não muda. Não tem altos e baixos. Não é como o amor humano que coloca condições e pode deixar de amar facilmente. Deus não pode deixar de nos amar porque Ele é amor.

TUDO PASSA! Bom seria se estas palavras estivessem mais vivas em nossa memória diária quando sentirmos nosso coração carente e preso a tantas coisas ou quando percebermos que as palavras nos magoaram porque foram ditas de qualquer maneira. Lembrar que tudo passa pode nos ajudar a viver melhor porque, diante dos infortúnios da vida, o tempo sempre estará a nosso favor. Lembremos sempre que, atrás das nuvens, está o sol... ele voltará a brilhar. É só esperar.


Ir. Deuceli Kwiatkowski

2 comentários: