domingo, 3 de junho de 2012

Amor é atitude!

Madre Teresa de Calcutá contava que, certa vez, um muçulmano observava uma de suas irmãs cuidando das feridas de um leproso com um amor inexplicável.

Enquanto a irmã cuidava daquele pobre doente, ela permanecia em silêncio. Seu olhar e seus gestos, cheios de ternura e simplicidade, demonstravam uma profunda caridade.

Então o muçulmano se voltou para o sacerdote que o acompanhava naquele momento, e lhe disse: “Em toda a minha vida acreditava que Jesus fosse apenas um profeta, mas hoje, olhando o amor que colocou no coração desta irmã, entendi que Ele é Deus!”

Só um coração tocado pelo amor de Cristo é capaz de doar a própria vida para amar os abandonados e desprezados pela sociedade. Amor é sacrifício. Se alguém os ama, ficarão mais protegidos dos que não sabem amar. Não há explicação humana para este amor.

Sem dúvida, estamos cansados de palavras vazias, desconectadas da realidade, pobres de significado, sem raízes nos verdadeiros valores que agem em favor da vida. Precisamos urgentemente mais é de um silêncio fecundo que tem sabor de palavra.

Inquestionavelmente, amor é atitude! Não adianta apenas falar. Amor é doação, é gratuidade. Quem não entende a linguagem do amor? Uma vida egoísta não pode ser fecunda, morre em si mesma porque não participa da própria humanidade.

A vida é feita de escolhas, disso não temos dúvida. Transformamo-nos naquilo que acreditamos. Mas a fonte é uma só: o coração. Certo é que ele não sabe fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Ou ele está a serviço do amor ou a serviço do ódio. Não há espaço para sentimentos tão opostos ao mesmo tempo.

Ao preferir o egoísmo, deixo de lado a solidariedade. Ao ser intransigente, deixo de lado a misericórdia e o perdão. Ao viver apenas no meu mundo, deixo de viver ao lado de tantos irmãos que precisam do meu amor.

A medida do amor é amar sem medida! Quem ama é feliz! Um coração que ama não pode ser triste porque o amor vem de Deus que é Amor! Trilhemos nesta estrada se queremos viver uma vida que vale a pena ser vivida.

Ir. Deuceli Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário