segunda-feira, 2 de março de 2015

Lava pés: manifestação do amor perfeito!


É quinta-feira... Jesus sabe que é chegada a sua hora, mas Ele não parte sem antes realizar a Celebração do Amor... "Tendo amado os seus, amou-os até o fim". Quanta fidelidade existe nestas palavras! 

Este é o mistério da presença de um Deus que quis permanecer no caminho dos homens para que possamos nos amar uns aos outros, quis colocar-se nas nossas mãos: "Tomai e comei!" para que possamos encontrar nele a força para amá-Lo sempre mais! É o mistério do Amor de nosso Deus que não é para ser entendido, nem contestado, mas aceito e vivido na fé.

Em seguida, Jesus “levantou-se da mesa, depôs o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Colocou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que estava cingido”.

Jesus, Mestre e Senhor, deixa o seu lugar à mesa para tomar o lugar do servo. É a manifestação do amor perfeito, do amor daquele que veio para servir. Jesus inverte as funções, manifestando a novidade radical da vida cristã. Demonstra humildemente que amar com palavras e atos consiste, antes de tudo, em servir os próprios irmãos.

Este gesto constitui o sinal de reconhecimento dos discípulos. E hoje, neste momento, o próprio Jesus  pergunta a cada um de nós:

“Queres de verdade ser meu discípulo? Ide, sem medo, para servir: alimente a quem está com fome e dê água a quem está com sede!  Queres de verdade ser meu discípulo? Ide, sem medo, para servir: visite os doentes, anime-os na fé e na esperança, reze com eles, conforte-os na sua dor e sofrimento. Queres verdadeiramente tornar-se meu discípulo? Ide, sem medo, para servir: dê um bom conselho a quem está desorientado, corrija com amor os que estiverem no erro, console os aflitos e angustiados. Queres, de fato, ser meu discípulo? Ide, sem medo, para servir: acolha os peregrinos, proteja-os e vista os nus. Queres ainda ser meu discípulo? Ide, sem medo, para servir: reze pelos que já partiram desta vida e tenha sempre um coração cheio de misericórdia, ame, não condene. Se amares e servires assim, então serás meu discípulo amado aqui nesta vida e por toda a eternidade”.

Quem escolhe ser de Cristo e escolhe viver como Ele viveu neste mundo, encontra o sentido profundo da vida. Cristo nos deixou o exemplo a seguir, sigamos, portanto, seus passos. O amor e o serviço dão sentido à nossa vida, pois sabemos porque e por quem nos empenhamos. Servir é o caminho da felicidade e da santidade: assim, a nossa vida torna-se em cada dia um caminho de amor rumo a Deus e aos nossos irmãos.

Ir. Deuceli Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário