domingo, 22 de setembro de 2013

O amor é exigente!

Amar é um sentimento tão nobre que nos encanta, deixa nosso coração feliz, alimenta nossos dias de esperança, nos faz tão humanos. 

Quem não deseja ser amado por alguém? Quem não deseja ter no coração a doce certeza de que alguém o ama de verdade?  Quem não deseja ser lembrado por alguém quando está distante? 

Às vezes, bastam apenas umas duas ou três palavras e parece que tudo se enche de luz porque “alguém pensou em mim. Alguém me ama como filho, como irmão, como amigo."

Mas o amor verdadeiro é exigente. Ele vai além, muito além das palavras. O amor verdadeiro não é egoísta, não quer tudo para si, mas sabe renunciar em favor do outro; não é invejoso, mas alegra-se com a felicidade e com as vitórias do outro; não é orgulhoso porque sabe amar na simplicidade e na humildade; não é arrogante porque compreende que não sabe tudo e precisa deixar-se ajudar.

O amor exigente é paciente, é compassivo, é tolerante, é sincero, é verdadeiro, é humilde. Sabe quando deve falar e quando deve calar deixando apenas falar o amor! O amor verdadeiro é exigente porque nos faz sair de nós mesmos para ir ao encontro do outro, e nem sempre é fácil viver assim. Nosso coração mesquinho e egoísta reclama atenção e amor e não quer saber de amar. Por isso, sejamos firmes em querer o bem e em combater o mal.

Em nossas famílias e com nossos amigos, aqueles que ficam de verdade, depois que você sacode a árvore, contribuem muito para que sejamos felizes. Eles nos ajudam a fazer a bela experiência da fraternidade: somos amados e aprendemos a amar; somos perdoados e aprendemos a perdoar; somos compreendidos em nossas fraquezas e aprendemos a compreender; não somos julgados pelas nossas falhas e aprendemos a não julgar.

Inegavelmente aprendemos não somente por palavras, mas com atitudes concretas de entrega, confiança, proximidade, presença, espera positiva.

Bom seria se compreendêssemos de fato que quem ama é feliz! Feliz aquele que vai além da superficialidade de um amor apenas de troca, interesses ou egoísmos  Feliz aquele que compreende que quanto mais faz o outro sentir-se feliz, mais feliz se torna.

Vivendo assim, o ser humano cumpre sua verdadeira missão de ser pessoa neste mundo conforme Cristo ensinou: mais perto de Deus, mais perto dos irmãos! Não há outro caminho, trilhemos por este... é seguro!

Ir. Deuceli Kwiatkowski




Um comentário:

  1. O amor é eterno o amor não é coisa fissíca e sim do coração. Este é o amor de Deus o amor que vem de seu coração. Jesus que morreu para salvar a humanidade este é um verdadeiro amor-por isso dizemos que o amor de Cristo é exigente. AMÉM.

    ResponderExcluir