domingo, 8 de setembro de 2013

A Palavra de Deus – luz para minha vida!

Vivemos nossos dias, tantas vezes, preocupados com muitas coisas e, quase sempre, preocupados com coisas inúteis e de pouco valor. Corremos atrás de fama, riqueza e poder, atropelamo-nos em busca da beleza, da boa forma, da aparência exterior e tudo para que sejamos vistos pelos outros porque assim exige o mundo que pouco valoriza o ser.

Estar acima das coisas materiais e de um mundo de aparências é um grande desafio para aqueles que escolhem viver mais em profundidade a própria vida. Escolhem ser! Ser presença de simplicidade e de amor, ser presença de esperança e de solidariedade, ser presença de tolerância e de perdão, ser presença de alguém que crê! De alguém que crê em algo maior e, por isso, descobre um jeito diferente de viver e de estar no mundo. Descobre que existe uma fonte inesgotável que alimenta a própria fé e que sacia o coração para que possa amar na gratuidade de um amor que não é egoísta e mesquinho, mas que vai ao encontro do outro, sai de si para servir.

Esta fonte existe e está acessível a todos. Pobres, ricos, jovens, crianças ou adultos, todos podem beber nesta fonte. Para aquele que crê, a Bíblia é a Palavra de Deus! A Bíblia é a Palavra de Deus para o povo escolhido, para todos os que viveram antes de nós e, hoje, para mim, para você. Nesta palavra que é viva encontramos Cristo. “Só quando encontramos com o Deus vivo aprendemos o que é a vida. Não há nada mais belo que ser encontrado pelo Evangelho, por Cristo”, diz Bento XVI.

Nesta vida, todos são chamados a realizar algo que ninguém pode realizar em nosso lugar porque este espaço é meu, é seu, é de cada um. Deus espera que nós entendamos seus desejos de felicidade para nós e que nós compreendamos que viver é uma experiência única e intransferível que depende somente de cada um.

Se não sabemos por onde andar, se nos perdemos nas encruzilhadas da vida, se estamos desiludidos com as pessoas e com nosso próprio jeito de viver, de ser e de agir, tenhamos, ao menos, a humildade de pedir um conselho a Jesus. Francisco de Assis, nosso querido santo da paz e da humildade, descobriu uma verdade que mudou sua vida e nos comunicou assim: “Ler a Sagrada Escritura significa pedir um conselho a Cristo”. Não percamos a oportunidade de conversarmos, em cada dia, com um amigo tão ilustre.

Certamente Ele nos dará suas palavras porque Ele é o caminho que conduz à vida! Ele nos iluminará com suas palavras porque Ele é a verdade que liberta! Ele nos saciará com suas palavras porque Ele é a vida verdadeira que enche nosso coração de paz e nossos dias de serenidade e alegria. E esta alegria ninguém poderá tirar de nós porque vem do próprio Deus.

Bento XVI nos ensina que “A Sagrada Escritura não é algo que pertence ao passado. O Senhor não fala no passado, mas no presente; Ele fala conosco hoje, dá-nos a Luz, mostra-nos o caminho da Vida, concede-nos a comunhão, e, assim, prepara-nos e abre-nos para a Paz”.

Se temos uma fonte maravilhosa de vida, que é o próprio Deus, por que ainda hoje muitos buscam saciar a própria sede de eternidade em cisternas de águas paradas? Esta pergunta deve nos inquietar e nos mover a ir ao encontro de nossos irmãos. Talvez muitos não a tenham encontrado ainda porque ninguém lhes mostrou o caminho que conduz a Cristo, fonte viva que jorra água em abundância.

Nosso Papa Francisco, atento aos sinais dos tempos e atento à urgência de uma nova evangelização, lança um grande desafio a todos nós: “Vamos ao encontro das pessoas!”

Acolhamos este sério apelo e nos coloquemos em movimento porque muitos podem morrer de sede por nossa culpa. Vamos! Saiamos para a rua! Lembremos... Desconhecer a Palavra de Deus é desconhecer o próprio Cristo”, diz São Jerônimo.


Ir. Deuceli  Kwiatkowski




Nenhum comentário:

Postar um comentário