domingo, 1 de dezembro de 2013

Nasceu-nos um Menino - o Emanuel - Deus conosco!

No final de cada ano temos a sensação de que os dias estão passando mais rapidamente e quando nos damos conta levamos um susto porque já é Natal! Ele chega com todo seu encanto, ternura, beleza, mas, aos poucos, somos invadidos pela loucura das ofertas e pela correria dos presentes e nossa atenção desvia-se do essencial.

Infelizmente, para muitos, Natal é sinônimo somente de dar e receber presentes. Um consumismo desenfreado que longe de representar verdadeiramente o significado mais profundo desta data, leva as pessoas a uma vida vazia e de aparências. Tudo acaba depois da troca de presentes e da ceia de Natal. As pessoas se despedem com palavras convencionais, vão para suas casas e os dias continuam da mesma forma, sem luz, sem brilho, sem alegria, sem a troca de amor, de atenção, de respeito... sem Deus.

Constata-se então que damos tantos presentes e não somos um presente na vida do outro que vive tão perto de nós, em nossa casa, em nosso trabalho. E aí perguntamo-nos: viver assim vale a pena? Fazer-se esta pergunta é fundamental para voltarmos o nosso olhar e nossa vida para o verdadeiro sentido do Natal cristão.

Muitos comemoram a festa natalina e nem sabem que Natal significa nascimento: o dia do nascimento de alguém. Fazem festa para si mesmos, com muita comida e bebida e nem sabem quem é o aniversariante. É lamentável!  Se cada um de nós tem o dia de seu natal, como poderia Jesus não ter o dele?

“E o verbo se fez carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigênito, cheio de graça e de verdade”. (Jo 1,14)

Para nós que acreditamos, que temos fé na palavra revelada através dos séculos, celebrar o Natal é festejar o encontro de Deus com o homem! Haverá dom maior que ter um Deus vivendo conosco a nossa vida humana?

Natal é a festa com a qual se celebra não um acontecimento passado que ocorreu há mais de 2000 mil anos atrás e acabou, mas algo presente que é ao mesmo tempo começo de um futuro eterno que vem se aproximando. É a festa do nascimento da eterna juventude! Nasceu-nos um menino, mas não é um menino que começa a morrer no momento em que começa a viver. É o menino que traz consigo definitivamente a eterna vida... a eterna juventude!

Na manjedoura, Jesus Menino, o Filho de Deus, luz do mundo que brilha para todos, realidade amorosa de salvação. Reunidos em torno dele, celebrando sua presença, os homens e as mulheres retomam sua trajetória, se alegram, festejam, se arrependem, perdoam, sonham, planejam; preparam novos passos para a jornada da vida.

Que, neste Natal, os corações se tornem manjedouras onde Jesus possa renascer a cada dia e o Amor seja o grande presente de todos para todos!




Ir. Deuceli  Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário