domingo, 19 de maio de 2013

Novas criaturas


“Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e melhor para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo."  Dom Helder Câmara

Palavras têm o poder de nos inspirar e nos animar, de nos calar e de ficar em nós, de nos iluminar e encorajar a nos tornarmos também participantes dos mesmos ideais de milhares de homens e mulheres que, anônimos ou não, se dispuseram a realizar o sonho de Deus no coração de inúmeras pessoas ao longo dos séculos.

Descobrir nosso lugar no mundo e compreender porque estamos nele é a condição necessária para podermos nos comprometer com o ser humano e sua dignidade. Quem se compromete com o ser humano, compromete-se indiscutivelmente com a felicidade, com a honestidade, com a fraternidade, com a justiça, com o respeito, com o amor, com o perdão. Compromete-se com a verdade, com o bem, com a vida.

De onde nasce a verdadeira e profunda compreensão de nossa pertença a este mundo?

Nasce de uma experiência. Uma experiência pessoal e única. Nasce de um encontro profundo com Deus que nos toca a alma, nos dá um coração novo, olhos abertos, ouvidos atentos, braços longos, passos largos. Incrível, mas Deus chega de mansinho e como uma brisa suave vem a nós. Felizes aqueles que entendem a linguagem de Deus e O convidam para fazer parte da própria vida, das próprias decisões, das alegrias e das tristezas.

Depois deste encontro, já não somos mais os mesmos. Uma nova criatura nasce. Não conseguimos mais ser como antes porque começamos a viver num nível mais elevado, mais humano, mais profundo, mais pleno de significado. Começamos a buscar palavras que alimentem nosso espírito, que orientem nossos passos, que nos devolvam a nós mesmos para sermos melhores para os outros. Começamos a fugir da superficialidade, das conversas vazias, dos julgamentos precipitados e maldosos. Passamos a olhar para as pessoas como criaturas de Deus, a observar seus gestos cheios de beleza, a valorizar cada momento que a vida nos oferece porque não sabemos o que nos espera o dia de amanhã. Nossa oração se torna mais intensa e verdadeira, nossas palavras mais cheias de amor, nosso olhar mais misericordioso e compassivo.

Verdadeiramente tudo muda depois deste encontro com Cristo. Quando Ele vem a nós, nova vida nos traz. Não nos oferece uma vida qualquer, fácil ou cômoda, mas uma vida exigente porque exigente é o amor vivido na gratuidade. Cristo nos amou profundamente até a morte e morte de cruz. Jo 13,1

Lembremos sempre que quando estamos na vontade de Deus, tudo se transforma em bênção na nossa vida, que a dor é também redentora, que a morte já não tem a última palavra e que recomeçar será sempre possível.

De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?  Mc 8,36 Felizes seremos se, durante a jornada de nossa vida, fizermos o encontro mais importante de nossa vida que é o encontro com a verdade do Evangelho. Com Cristo, vale a pena viver porque nEle tudo adquire nova luz! O coração que crê nunca está só!

Ir. Deuceli Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário