segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Nunca mais... é muito tempo!



A trajetória da vida humana é marcada pela inexplicável experiência da alegria e da dor, das conquistas e dos desafios, dos silêncios e das incompreensões, das tragédias e das ausências que ela produz.

Nunca mais... é muito tempo! disse alguém no auge de sua dor. Um grito que saiu da alma e não se cala mais. Talvez o tempo se encarregue de amenizar o vazio deixado, mas a vida nunca mais será a mesma depois da partida inesperada e dolorosa de alguém que estava em nossa vida.
Fere-nos a dor da ausência que jamais será preenchida porque já não se pode ver mais, porque já não se pode tocar mais, porque já não se pode sentir mais, porque já não existe mais.
E a dor torna-se parte dos dias que parecem não ter fim, das lembranças em cada detalhe, das perguntas inférteis que não produzem nada, dos sonhos interrompidos da vida por viver.
A ausência definitiva machuca, fere, comove, transforma-se em lágrimas, dói demais. A dor nos torna tão parecidos porque nos une a todos num mesmo sentimento. Só quem já sofreu, sabe o que significa a dor. Só quem já sofreu, sabe que é preciso, em algum momento, voltar a fazer novamente amizade com a vida, abrir-se serenamente a ela para não sepultar o que ainda resta e para que um dia alguém não pergunte: por que não suportou a dor por mim que ainda estou ao seu lado e preciso tanto de você, de seu amor, de sua força, de seu sorriso?
O sofrimento pode nos tirar muitas coisas, pode nos deixar dilacerados e acabrunhados pela dor, mas não poderá nunca nos tirar a capacidade de decidir seguir em frente, de voltar a caminhar com coragem, de amar aqueles que ainda estão ao nosso lado, de renovar a fé na vida.
Por vezes, a dor da ausência é maior do que nós e será necessário encontrar um lugar para ficar. Rendamo-nos, neste momento, e coloquemo-nos no colo de Deus, como crianças necessitadas de amor, de consolo, de paz.
Só Deus pode nos devolver a serenidade. Só Ele pode entender a nossa dor. Só Ele pode consolar nosso coração. Só nEle encontraremos a força para suportar a pesada cruz. Só Ele pode transformar a dor em ressurreição.
O mundo sofre! Em algum lugar de dor alguém chora, alguém pensa em desistir, alguém precisa da minha oração. Rezemos pela humanidade que sofre e confiemos que o Senhor estará sempre ao nosso lado, ajudando-nos a ultrapassar a via dolorosa.
          Ir. Deuceli Kwiatkowski

Um comentário: