sábado, 27 de outubro de 2012

Amizade com a vida!

Todos os dias somos surpreendidos por inúmeras experiências que chegam a nós mescladas pelos mais diversos sentimentos.

Acordamos pela manhã e não sabemos o que a vida nos reserva para aquele dia. Em um momento compartilhamos a alegria transbordante de um jovem que acaba de ver o primeiro filho nascer, em outro, contemplamos o orgulho daquele que vê o filho dando os primeiros passos em direção à vida profissional e ainda, sentimos a dor de um pai que precisa aceitar com coragem e serenidade o sofrimento que bate à sua porta.

A vida nos pede alegria! A vida nos pede simplicidade! A vida nos pede coragem! A coragem daquele que entende que precisa enfrentar a vida em seus momentos próprios. Se a vida nos oferece momentos de alegria, aceitemos com gratidão. Se surgem os desafios, caminhemos buscando superá-los. Se a hora da dor chegar e não pudermos fazer mais nada, choremos a saudade daqueles que amamos, vivamos o luto.

Mas depois de tudo isso, deste tempo necessário de reconciliação com nosso coração, não nos esqueçamos de voltar a fazer novamente amizade com a vida para que a morte não nos sepulte também e já não encontremos mais razão para continuar a viver e a amar aqueles que ainda estão ao nosso lado e precisam de nosso amor.

A dor nos une a todos e ela chegará quando menos esperarmos. Mas ela não tem a última palavra porque para aquele que crê em Deus a morte não é o fim, mas é o começo de uma nova vida.

Um dia saberemos como será este momento. Ele é único e intransferível. Portanto, estar abandonado nas mãos de Deus é o melhor lugar para ficarmos!

Enquanto não chegar a hora de nosso sim final, vivamos serenamente nossos dias deixando de lado o zelo excessivo pelas coisas que foram feitas apenas para se usar e não para se amar. Mas não deixemos de lado as pessoas, não façamos de conta que elas não existem, mas digamos sim ao amor sincero, ao perdão, à paciência, à compreensão diária.

Sejamos amigos da vida! Tornemo-nos pessoas maduras na fé! Caminhemos à luz da palavra de Deus que nos inspira a viver bem nossos dias neste mundo. Vivamos intensamente a vida e encantemo-nos com o que ela nos oferece na simplicidade de um sorriso, no aperto de mão de um amigo, no olhar puro de uma criança que nos pergunta o porquê de tudo o que vê, na paz de um momento de contemplação, na alegria de ouvir uma palavra de atenção, nos gestos de cuidado de pessoas que nem conhecemos, mas que encontramos pela vida afora.

Que a correria da vida não nos faça esquecer que “a cada ser humano é confiada uma só tarefa: aprender a querer bem, a amar, sincera, autêntica e gratuitamente”. Bento XVI.

Escolhamos a melhor parte. Aquela que não passa!


Ir. Deuceli Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário