quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Redescobrir a Palavra!

Os encontros com Jesus produzem sempre uma mudança qualitativa naqueles que são encontrados!                 Pe. Álvaro Barreiro

Milhões de pessoas pelo mundo afora e em todos os tempos já foram encontrados pelo olhar amoroso e misericordioso de um Deus que se fez um de nós porque quis nos encontrar também na forma humana e nos deixar seus gestos, seu amor, seus ensinamentos, suas palavras cheias de sabedoria e vida.

Quando fazemos o encontro verdadeiro com Deus, fazemos também o encontro com a sua Palavra! Uma palavra que é diferente de todas as outras. Ela permanece em nós e nos alimenta porque não é palavra humana, mas palavra que tem a força de nos mover interiormente e nos fazer ver coisas que normalmente não veríamos na vida comum.

Inegavelmente, a palavra de Deus é fonte de luz! É preciso tê-la nas mãos, mas ancorada no coração. Se estamos na dúvida, com medo, a palavra nos diz: “Tende confiança. Sou eu. Não tenhais medo” (Mt 14,27). Se estamos caídos no abismo do pecado e sem forças, ela nos inspira a gritar bem alto: “Senhor, salva-me!” (Mt 14,30) Se estamos morrendo de sede ou bebendo em cisternas de água parada, ela nos impele a dizer: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede!” (Jo 4,15). Se queremos um caminho seguro, o próprio Cristo diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida!” Se amamos a paz, a palavra nos diz: “Bem-aventurados os construtores da paz, porque serão chamados filhos de Deus”(Mt 5,9). Se queremos viver na vontade de Deus, a mãe nos ensina: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Se estamos cansados, com problemas, desanimados, Cristo fala ao coração: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e Eu vos aliviarei”(Mt 11,28).

Que outra palavra tem o poder de curar, de libertar, de acalentar, de transformar, de animar, de iluminar a nossa vida? Deixemos que a palavra de Deus invada o mais íntimo de nós para que, mesmo nos momentos mais difíceis da nossa vida, nas horas escuras e nas tempestades, nos momentos de solidão e de medo, seja possível ouvir o seu eco no fundo do nosso coração.

Assim fez Chiara Luce, amou a palavra! Ela nos diz:“Preciso redescobrir o Evangelho! Não posso e não quero permanecer analfabeta de uma mensagem extraordinária. Eu devo falar de Jesus com a minha vida. Já muito doente e debilitada, pouco tempo antes de morrer disse: Hoje não tenho mais nada, porém, ainda tenho um coração e com ele posso amar.

Que possamos, em cada dia, ler a palavra de Deus com novos olhos para que o coração não resseque e morra. Que ela seja para nós uma novidade contínua, uma fonte viva onde podemos beber água pura sempre que desejarmos. Não morramos de sede! A fonte está tão próxima de nós!

Somente corações sedentos da palavra de Deus e da sua justiça poderão encontrar os caminhos para saciar plenamente a fome de todos os homens.


Ir. Deuceli Kwiatkowski



Nenhum comentário:

Postar um comentário