quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Família: berço da vida e do amor!

Desde o início da criação, Deus não queria que o homem vivesse só. Queria dar-lhe alguém com quem pudesse partilhar a existência, viver em comunhão, gerar vida e alegria. Ele tinha um projeto fascinante!

Queria um lugar especial que se tornasse berço da vida e do amor, um lugar sagrado. 

Um lugar onde a vida pudesse ser protegida, amada, cuidada, respeitada. Um lugar onde o homem pudesse encontrar descanso, refúgio seguro, abrigo tranquilo. 

Um lugar onde pudesse provar a felicidade no abraço sincero, no sorriso gentil, no olhar verdadeiro, na escuta amorosa, no amor recíproco. Um lugar onde o bem de todos estivesse acima dos interesses pessoais. Um lugar onde o amor e o perdão não se distanciassem, mas caminhassem sempre juntos.

Deus queria um lugar onde todos pudessem sentar à mesa para partilhar o alimento, mas onde pudessem também ser alimentados pelo olhar, pelo sorriso, pela palavra. Um lugar onde a felicidade fosse encontrada na simplicidade de um passeio pelo jardim ou no encontro com um amigo. Um lugar onde o diálogo se tornasse diariamente fonte de crescimento e partilha da vida. Um lugar onde Ele não ficasse de lado e esquecido, mas onde pudessem estar juntos, bem unidos, em cada momento da trajetória da vida.

Este projeto existe! É real e verdadeiro! É um projeto pleno da vontade de Deus porque é neste berço da vida e do amor que o ser humano nasce e cresce! Maravilhoso pensar que quando uma criança nasce, é oferecido, à sociedade, o dom de uma nova pessoa!

A família é o santuário da vida. É o grande projeto de Deus para a humanidade porque contribui de modo único e insubstituível para o bem da sociedade. Educar será sempre um ato incansável de amor que gera vida na gratuidade e na ternura. Não se pode negar que é na família que os valores humanos e cristãos são gerados, confirmados, vividos, testemunhados diariamente por aqueles que têm a vocação especial de serem pais e mães, defensores da vida.

Na família se aprende a conhecer o amor e a fidelidade do Senhor e a necessidade de corresponder-lhe. É ali, nos braços dos pais, que os filhos aprendem as primeiras e mais decisivas lições da sabedoria prática que jamais serão esquecidas. Aprendem a estar a sós com Deus, a viver a solidariedade e a fraternidade, a exercitar-se no perdão, no amor verdadeiro e no cumprimento das próprias responsabilidades sociais.

Aprendem que a vida não é fácil e, por isso, precisam ser fortes, suportar a dor, ter a coragem de levantar nas quedas e prosseguir caminhando sem medo de optar sempre pelo bem.

Jesus também teve uma família onde viveu e cresceu. Seja ela modelo para todas as famílias do mundo inteiro que vivem desacreditadas do amor e carentes de perdão. O projeto de Deus é um projeto de vida que deve ser assumido por todos aqueles que acreditam na força da família cristã.

Ir. Deuceli Kwiatkowski

3 comentários:

  1. Familia um dadiva de Deus a humanidade, eu digo que a família é um viveiro de vocações. Bela reflexão

    ResponderExcluir
  2. Bela e profunda reflexão da família.
    Sou encantada com tudo que se referem a grandeza de Deus sobre a família como berço sagrado do amor de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Linda reflexão, vou compartilhar da mesma na minha Igreja.O que é bom devemos acatar.Deus abençoe as nossas famílias.

    ResponderExcluir