Cada novo dia começava para Jesus com uma certeza: a Boa Nova precisava ser anunciada a todos os corações de boa vontade.
Por isso, Jesus apressa-se e coloca-se a caminho até o lago de Genesaré.
Certamente ele gostava de estar ali para observar a vida daqueles simples pescadores de peixes que não tinham nenhuma grande ambição, a não ser a de levar o sustento diário para suas famílias.
Mas aquele não seria um dia comum. Atraída pelo Mestre de Nazaré, uma multidão acorreu até ele (Lc 5,1-11). Eram homens e mulheres sedentos de uma palavra de esperança e de vida. Aos poucos, a multidão foi se comprimindo ao redor dele para ouvir a Palavra de Deus. Jesus, então, viu dois pequenos barcos e os pescadores que haviam desembarcado. Eles, certamente, cansados e desanimados depois de uma noite inteira de trabalho inútil, limpam as redes na beira do lago.
Jesus pediu a Simão, o pescador, para subir no seu barco para dali falar à multidão. Ele precisava de colaboradores para proclamar a Boa nova. Depois que acabou de falar, Jesus voltou-se para Simão e disse-lhe: “Vá até o mais profundo do lago e lance as redes”. Era necessário sair da margem e ir mar adentro.
As palavras de Jesus devem ter soado aos ouvidos daqueles pescadores experientes, conhecedores dos segredos do mar, como uma estupidez. Eles haviam trabalhado a noite inteira sem conseguir apanhar um só peixe e agora, em pleno dia, Jesus manda lançar as redes para a pesca. Apesar de tudo, Simão e seus companheiros o reconhecem como Mestre e cumprem a ordem imediatamente: “Porque tu o mandas, lançarei as redes”.
Bela é a atitude de confiança e de obediência de Simão à palavra do Mestre. Ele acreditou mesmo quando tudo lhe parecia sem sentido e contrário aos seus longos anos de experiência. É a partir dessa atitude de obediência que se operam os grandes milagres, que se realiza o que aparentemente é impossível.
“Há coisas na vida em que só sei acreditar, mas ainda não sei entender”. Pe. Fábio de Melo
Da obediência e da fé de Simão à palavra de Jesus, acontece o milagre: as redes cheias de peixes estão a ponto de arrebentar, tal era a quantidade de peixes. Deus é abundante em seu amor! Todos ficam extasiados, mas o medo que toma conta deles não os cega, mas os ilumina para ver, para compreender e para reconhecer que a ação de Deus pode irromper a qualquer momento e no meio de qualquer atividade da vida dos homens.
A força da palavra de Deus, manifestada em Jesus, muda radicalmente a vida de Pedro e de seus companheiros e uma nova história começará. “...e deixando tudo, eles o seguiram”.
Ir. Deuceli Kwiatkowski