sábado, 23 de agosto de 2014

Gestos e palavras: um casamento com a vida.

O que, de fato, toca o nosso coração? Depende. 

Há momentos em que muito mais do que pelas palavras que diariamente ouvimos, somos tocados pelos gestos de amor que chegam ao nosso coração na simplicidade, na verdade, na gratuidade e, tantas vezes, quando menos esperamos. Basta um sorriso, um olhar sem julgamentos, uma mensagem no celular, um telefonema de bom dia, um abraço fraterno para fazer alguém sentir-se amado e querido. Saber que para o outro eu existo desperta em nós sentimentos de alegria profunda e, mesmo distantes, tornamo-nos tão próximos.

Pequenos gestos de amor têm o poder incrível de aproximar pessoas, de devolver a serenidade na dor, de alegrar o dia de alguém, de curar corações magoados, de recuperar o ânimo abatido, de despertar novos gestos de amor, de trazer novamente alguém à luz. Ninguém resiste ao amor porque nascemos para amar e ser amados. Somente quem ama de verdade chega ao coração do outro porque quem ama é, acima de tudo, uma pessoa atenta, que sente, intui e percebe as consequências do que está para dizer ou fazer.

Mas em outros momentos, somos tocados pelas palavras porque a “nossa vida é um casamento com as palavras, as que dizemos a nós mesmos no silêncio do recolhimento e que nos ajudam a não perder de vista o rumo e a sempre reencontrá-lo, as que dizemos aos outros para compartilhar alguma coisa nossa e as que ouvimos dos outros, para nos conhecermos e para reunir o cansaço e a sabedoria do viver. Quando inexiste essa troca de palavras ditas e ouvidas, a vida é mutilada nas suas expressões mais vitais e espirituais”. Giuseppe Colombero

Esta é a nossa vida. Somos feitos para a comunhão. A amizade, o amor e todos os sentimentos fortes, mesmo o ódio, têm necessidade de palavras. Viver é encontrar e dialogar.

Portanto, manter viva a afetividade significa permanecer enxertados no tronco da vida e comunicar vida. Muitos a recusam intencionalmente porque a amizade é exigente e obriga a corresponder-lhe e a cultivá-la. Mas felizes são aqueles que descobrem o segredo da vida e se dispõem a vivê-lo em cada dia espalhando sementes de esperança, de paz, de gentilezas, de amor.

Lembremo-nos sempre: o essencial faz a vida valer a pena! E o essencial é amar porque quem ama é feliz.



Ir. Deuceli Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário