quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Celebração Eucarística: lugar privilegiado do encontro com Deus!

“Deus está na surpresa e no inesperado. Quando menos imaginamos, sua presença irrompe nos lugares cotidianos mais inusitados”. Pe. Fábio de Melo.

Deus é assim... surpreendente! Ele se deixa encontrar e tocar! Ele vem a nós como amigo fiel!

Neste ano da fé, somos todos chamados a fazer a experiência do encontro profundo e verdadeiro com Cristo através da sagrada liturgia. Um dos lugares privilegiados onde acontece esse encontro pessoal com Cristo é, sem dúvida alguma, na celebração eucarística.

Através das celebrações litúrgicas torna-se possível sentir, experimentar e viver intensamente Jesus, Palavra do Pai, que pelo seu Espírito vive no meio de nós.

Há beleza em cada gesto, sabedoria em cada palavra, há um mistério inexplicável. A liturgia é fonte de evangelização porque nos educa na fé mediante sinais sensíveis. Ela nos dá e nos transmite o conteúdo da nossa fé porque nela Deus fala ao seu povo e Cristo anuncia o seu Evangelho como proposta de vida plena.

“A nova evangelização depende, portanto, em ampla medida, da capacidade de fazer da liturgia a fonte da vida espiritual”. Dom Geraldo Lyrio

Eis o grande desafio para todos nós cristãos: fazer com que nossas celebrações litúrgicas sejam, cada vez mais, bonitas e transparentes de beleza divina; momento forte de experiência de Deus, de um Deus vivo e verdadeiro; fonte de força nova e renovadora que nos dê alegria e esperança para vivermos com Cristo e no seu amor.

Nosso Papa nos diz, de uma forma tão expressiva e forte, que “a liturgia anuncia a Boa Nova celebrando-a!” Felizes somos nós que participamos da Ceia onde podemos encontrar o Senhor vivo! Não pode ser triste este encontro, mas celebrado em profunda alegria porque esta é a razão maior de nossa fé: Ele está no meio de nós!

Se queremos crescer numa espiritualidade sólida e profunda, não podemos esperar menos do que isso.

Se queremos Deus fazendo parte da nossa vida e da vida de nossa família, se queremos que o Evangelho de Cristo perpasse todas as situações diárias e nos comunique um jeito bonito de viver, se queremos dar significado aos nossos dias, não temos outro caminho seguro, a não ser  ir ao seu encontro e cear com Ele.

Se estivermos unidos a Cristo, seremos por Ele transformados em criaturas novas e cada celebração eucarística será uma festa de alegria, de encontro e paz e não mais será facilmente deixada de lado. Aos poucos compreenderemos que tudo fará mais sentido em nossa vida se este encontro privilegiado com Deus se tornar um momento sagrado e irrenunciável!


Ir. Deuceli Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário