sábado, 21 de julho de 2012

Sou eu!

Num final de tarde, os discípulos subiram numa barca para atravessar o lago rumo a Cafarnaum.

Já estava escuro e Jesus ainda não estava com eles. O mar se agitava e eles ficaram por conta das ondas fortes, dos ventos contrários. Era inútil remar (Jo 6,16-21).

Estavam cheios de medo, quando ouviram: “Sou eu” (Jo 6,20). Esta é a palavra cheia de autoridade, segura e forte que o nosso coração espera.

Precisamos ouvir esta afirmação todos os dias, dentro de todas as circunstâncias, dentro de toda a realidade em que vivemos. Se somos alcançados por Jesus, os ventos e as ondas, em meios às quais estamos se acalmam. Não se acalmam porque as circunstâncias mudam, mas porque o nosso coração não fica mais ao sabor das ondas. “Dar a paz ao nosso coração é um milagre maior ainda, mais poderoso do que acalmar os ventos e as ondas”. Pe. Michele Berchi

“Sou eu, não temais!” A vida é como um imenso mar. Ora calmo, sereno e suave; ora agitado e ameaçador. Por vezes, sentimos medo e, em nossa insegurança, ele se hospeda em nosso coração. É o medo da realidade que não podemos controlar, da realidade que percebemos ameaçadora, o medo de não conseguirmos realizar algo, o medo de que tudo seja apenas uma ilusão, o medo de não conseguirmos resistir, o medo em relação à educação dos filhos, aos amigos, ao trabalho, o medo de toda realidade.

Se Jesus não estiver presente em nossa realidade, o medo não passará e nada poderá nos devolver a paz e a serenidade. Viveremos como crianças assustadas e inseguras tentando encontrar apoio nas pessoas. 

É preciso querer que Ele esteja em nossa vida, que Ele viva conosco e nos acalme nas tempestades. É preciso querer que Ele suba a bordo conosco para não nos deixar sozinhos na trajetória da vida. Querer, esta é a nossa única tarefa.

Seria certamente insuportável tentar atravessar o mar da vida sem a certeza de que Jesus está conosco e nos diz em cada dia: “Sou eu! Nada temas! Vamos atravessar juntos!”


Ir. Deuceli Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário