terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Não perder de vista

Um novo ano começou e desejos de paz, felicidade, saúde tomaram conta de nossos pensamentos e de nossos mais profundos sentimentos que dividimos com tantos amigos e familiares na esperança de dias melhores.

Mas desejar apenas não basta! É preciso decidir-se e tomar atitudes que demonstrem que, embora as ocupações diárias, indispensáveis ao viver, estamos dispostos a repensar nosso jeito de pensar, de viver e de agir porque “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é” .

“Na verdade, o outro imagina quem sou, mas somente eu sei quem sou! Somente eu conheço a realidade da minha vida que envolve dor e alegria, angústia e esperança”.


Mas não estamos sozinhos nesta jornada da vida porque temos um Pai que se ocupa de nós e é precisamente Ele que guia, orienta e assinala o comportamento, as opções e a vida das pessoas.


A vida em contato com Deus faz esvaecerem o medo e a insegurança porque na oração, sentimo-nos como filhos que abrem a Ele o próprio coração, os sentimentos, as esperanças e as dores “Pedi e vos será dado, buscai e achareis, batei e vos será aberto” (Mateus 7,7). 

“Quem bem sabe rezar, sabe igualmente bem viver" (Santo Agostinho, Serm. 14).

Investir em bons negócios, em aprimoramento profissional é muito importante porque o mundo assim exige. Porém, não podemos perder de vista que a vida não é só isso! “Que vantagem tem o homem em ganhar o mundo inteiro, se depois prejudica sua alma?, diz Jesus.

Se estamos na vida podemos optar por caminhar com os pés no chão, sem fugir da realidade, sem vitimismo, mas firmes na esperança, fortes na tribulação e perseverantes na oração. Lembremo-nos que cada dia é uma grande possibilidade que temos para recomeçar a olhar mais para as realidades que não passam do que para aquelas que passam porque “o essencial é invisível aos olhos!”.

Ir. Deuceli Kwiatkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário