sábado, 2 de maio de 2015

Um olhar de misericórdia para a dor do mundo

Olhemos para o mundo... olhemos para o nosso coração.

Quantas guerras acontecendo, quanto sofrimento nos corações, quantas lágrimas derramadas, quantas feridas gravadas na carne de muitos que já não têm voz porque o seu grito foi esmorecendo e se apagou por causa da indiferença dos povos ricos. Há miséria por todos os lados, há tristeza, há dor, muita dor.

Este é o mundo no qual vivemos e no qual podemos fazer nossa opção. Optar por ajudar a cuidar das feridas, aliviá-las com o óleo da consolação, enfaixá-las com a misericórdia e tratá-las com amor e solidariedade.

Não permitamos que a agitação do mundo e o egoísmo nos deixem cair na indiferença que humilha, na habituação que anestesia o espírito e impede de descobrir a novidade do amor generoso, no cinismo que destrói e condena.

Somente o coração humano tem consciência da própria dor e do tamanho que ela tem. Abramos os nossos olhos para ver as misérias do mundo, as feridas de tantas pessoas que vivem privadas da própria dignidade e sintamo-nos desafiados a escutar o seu grito de ajuda.

As nossas mãos apertem as suas e estreitemo-las a nós para que sintam o calor da nossa presença, da nossa amizade, da nossa fraternidade sincera. Que a sua dor se torne a nossa para que, juntos, possamos romper a barreira da indiferença que reina soberana para esconder a hipocrisia e o egoísmo da humanidade.

“Em cada um destes pequeninos, está presente o próprio Cristo. A sua carne torna-se de novo visível como corpo martirizado, chagado, flagelado, desnutrido, em fuga... a fim de ser reconhecido, tocado e assistido cuidadosamente por nós. Não esqueçamos as palavras de São João da Cruz: “No entardecer da vida, seremos julgados pelo amor”. Papa Francisco

O mundo sofre! Em algum lugar de dor alguém chora, alguém pensa em desistir, alguém precisa da minha oração. Rezemos pela humanidade que sofre e confiemos que o Senhor estará sempre ao nosso lado, ajudando-nos a ultrapassar a via dolorosa.


Ir. Deuceli Kwiatkowski