quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Mais uma vez é Quaresma: um convite à liberdade!

O Ano Litúrgico é um convite que se renova a cada ano para iniciarmos uma caminhada de transformação interior e comunitária. Ele nos toca, nos convoca, nos faz sair do lugar.

É um convite a uma mudança no estilo de viver, no jeito de ser. É um convite a uma mudança na escolha de palavras que não firam, não condenem, não criem muros de separação. É um convite a uma mudança qualitativa nas atitudes e gestos. É um convite à conversão sincera. É um convite a olhar para tudo aquilo que dávamos importância, para começarmos a dar importância a outras coisas. É um convite a reservar espaços e tempos maiores para dar consistência à nossa vida de fé.

É um tempo para perguntar-nos “o que há de Evangelho em nossas vidas, para examinar que lugar Jesus tem em nossos corações?” Pe. Adroaldo Palaoro

Estabelecer relações com o tempo e criar estratégias para bem vivê-lo nos ajuda a manter viva a chama da verdade. Viver não é fácil. Olhar para dentro de nós mesmos é desafiador. Sair do lugar onde estamos bem acomodados exige superação e vontade, muita vontade. Crescer como pessoa requer atenção e cuidado, perseverança e fidelidade.  Assim dizem os santos: “Um olhar frequente ao céu e tudo nos parecerá mais leve e fácil”.

Neste tempo especial de graça, somos chamados a viver as práticas quaresmais: oração, jejum e esmola. Assim diz Pe. Adroaldo: Por detrás de cada uma destas práticas está o desejo de Deus de ver-nos mais livres: livres para olhar mais além de nós mesmos, para olhar como Deus olha, graças à oração. 

Livres graças ao jejum, que ajuda a configurar nossa sensibilidade, que nos impulsiona a sermos críticos com certos excessos, com determinadas coisas que embora sendo supérfluas, exigem demasiada atenção e nos desgastam. 

Livres graças à partilha (esmola), para ir deixando de pronunciar a palavra “meu”, para configurar nosso tempo, nossas coisas, nossos dons, no horizonte das necessidades do outro”.

Não deixemos de responder a este belo convite quaresmal que nos oferece a desafiante possibilidade de nos colocar no caminho da verdadeira liberdade dos filhos de Deus. Enquanto não formos livres interiormente, muitas coisas nos prenderão ao chão da pequenez, da falsidade, da calúnia, da mentira, do egoísmo. Nosso coração não foi feito para coisas pequenas, mas para alcançar o que de melhor Deus preparou para aqueles que o buscam de coração puro e sincero.

Ir. Deuceli Kwiatkowski