quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Celebração Eucarística: lugar privilegiado do encontro com Deus!

“Deus está na surpresa e no inesperado. Quando menos imaginamos, sua presença irrompe nos lugares cotidianos mais inusitados”. Pe. Fábio de Melo.

Deus é assim... surpreendente! Ele se deixa encontrar e tocar! Ele vem a nós como amigo fiel!

Neste ano da fé, somos todos chamados a fazer a experiência do encontro profundo e verdadeiro com Cristo através da sagrada liturgia. Um dos lugares privilegiados onde acontece esse encontro pessoal com Cristo é, sem dúvida alguma, na celebração eucarística.

Através das celebrações litúrgicas torna-se possível sentir, experimentar e viver intensamente Jesus, Palavra do Pai, que pelo seu Espírito vive no meio de nós.

Há beleza em cada gesto, sabedoria em cada palavra, há um mistério inexplicável. A liturgia é fonte de evangelização porque nos educa na fé mediante sinais sensíveis. Ela nos dá e nos transmite o conteúdo da nossa fé porque nela Deus fala ao seu povo e Cristo anuncia o seu Evangelho como proposta de vida plena.

“A nova evangelização depende, portanto, em ampla medida, da capacidade de fazer da liturgia a fonte da vida espiritual”. Dom Geraldo Lyrio

Eis o grande desafio para todos nós cristãos: fazer com que nossas celebrações litúrgicas sejam, cada vez mais, bonitas e transparentes de beleza divina; momento forte de experiência de Deus, de um Deus vivo e verdadeiro; fonte de força nova e renovadora que nos dê alegria e esperança para vivermos com Cristo e no seu amor.

Nosso Papa nos diz, de uma forma tão expressiva e forte, que “a liturgia anuncia a Boa Nova celebrando-a!” Felizes somos nós que participamos da Ceia onde podemos encontrar o Senhor vivo! Não pode ser triste este encontro, mas celebrado em profunda alegria porque esta é a razão maior de nossa fé: Ele está no meio de nós!

Se queremos crescer numa espiritualidade sólida e profunda, não podemos esperar menos do que isso.

Se queremos Deus fazendo parte da nossa vida e da vida de nossa família, se queremos que o Evangelho de Cristo perpasse todas as situações diárias e nos comunique um jeito bonito de viver, se queremos dar significado aos nossos dias, não temos outro caminho seguro, a não ser  ir ao seu encontro e cear com Ele.

Se estivermos unidos a Cristo, seremos por Ele transformados em criaturas novas e cada celebração eucarística será uma festa de alegria, de encontro e paz e não mais será facilmente deixada de lado. Aos poucos compreenderemos que tudo fará mais sentido em nossa vida se este encontro privilegiado com Deus se tornar um momento sagrado e irrenunciável!


Ir. Deuceli Kwiatkowski

sábado, 1 de dezembro de 2012

Iluminados pela fé em Cristo!


Neste ano da fé, nosso Papa nos ajudará a prosseguir no caminho de meditação sobre a fé católica.

Embora sintamos ventos contrários, sentimos também o vento do Espírito Santo que ilumina e mostra o caminho reto; e, assim, com novo entusiasmo, colocamo-nos à escuta para acolher o anúncio do desejo urgente de uma nova evangelização que se traduz num apelo pessoal de conversão.  

Fiquemos atentos ao seu incansável convite para irmos, sempre mais, ao encontro de Cristo porque um cristão que se deixa guiar e plasmar gradualmente pela fé da Igreja, não obstante as próprias fragilidades, limites e dificuldades, torna-se como uma janela aberta à luz do Deus vivo, que recebe esta luz e a transmite ao mundo.

Bento XVI nos diz: “A fé é um dom, porque é Deus que toma a iniciativa e vem até nós; e, assim, a fé é uma resposta com a qual nós O acolhemos como fundamento estável da nossa vida. É um dom que transforma a existência, porque nos faz entrar na mesma visão de Jesus, o qual age em nós e nos abre ao amor a Deus e aos outros”.

É dando a fé que ela se fortalece! Todos somos chamados a testemunhar a própria fé. Mas, para isto, o encontro com Cristo é decisivo. Urgente se torna anunciar de novo Cristo onde a luz da fé diminuiu, onde há apenas brasas e elas precisam ser reavivadas com o fogo do amor, da compreensão, da esperança.

Sem dúvida, a vida familiar é o primeiro lugar no qual o Evangelho se encontra com o dia a dia da vida e mostra a sua capacidade de transfigurar as situações fundamentais da existência em gestos e atitudes de amor. Lugar privilegiado onde a fé pode crescer, ampliar e modificar a vida porque ela é luz que abre os olhos do coração. Todos nós precisamos de luz porque sem ela somos como cegos que não sabem a direção, perdidos pelos caminhos da vida, sem rumo certo, sem dignidade, sem esperança de viver.

“Podemos enfrentar o tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceito, se levar a uma meta, se pudermos estar seguros desta meta e se esta meta for tão grande que justifique o cansaço do caminho”. Bento XVI

Deixar-se iluminar pela fé em Cristo é uma decisão que compromete toda a existência. Fé e vida não podem estar dissociadas; caminham juntas. Elas precisam vibrar na mesma sintonia porque, caso contrário, o testemunho de vida ficará enfraquecido e o Evangelho de Cristo não ecoará no mundo através do meu jeito de viver, de ser, de agir.

Precisamos dar Deus às pessoas! Se não damos Deus, damos muito pouco.

Renovemos sempre a nossa fé e digamos com firmeza: nós cremos!


Ir. Deuceli Kwiatkowski