sábado, 5 de março de 2011

Renovar o que não é novo!

Quando um artista decide pintar um quadro, a ideia já está em sua mente, clara como o dia. Enquanto não a vê concretizada, ela não o abandona. Realizá-la significa torná-la visível para que outros também possam apreciar e desfrutar da beleza de cada traço e da harmonia das cores.

Assim também é a vida humana porque viver é uma grande arte! Estas palavras já soam bem conhecidas aos nossos ouvidos porque a dinâmica é a mesma. 


A tela da minha vida terá as cores que eu escolher pintar. Talvez será uma tela que encantará os outros pela serenidade, pela beleza, pela criatividade, pela firmeza dos traços, pela harmonia das cores, pela luz que transmite... ou poderá ser uma tela em que a luz não estará presente, mas apenas cores escuras, sombrias, rabiscos sem definição.

Sabemos que nem tudo é alegria e que na tela de nossa vida também encontraremos pinceladas de cores que expressam o sofrimento, a dor, o cansaço, a angústia... mas não podem ser pinceladas que cubram todo o quadro. A vida nos proporciona tantas coisas boas! Nosso maior problema é que acostumamo-nos com o que temos, com quem amamos, com o lugar em que vivemos e não abrimos nossos olhos para ver o real valor de tudo o que está ao nosso lado.

Muitas vezes, somente depois que perdemos algo ou alguém é que descobrimos que poderíamos ter amado mais, ter olhado mais nos olhos de quem está ao nosso lado, ter ouvido suas palavras com mais amor... porque o inevitável é que um dia poderemos nos arrepender e já não teremos como recuperar o tempo em que Deus nos concedeu para sermos bons pais, bons esposos, bons filhos, bons irmãos, bons amigos, bons vizinhos, bons profissionais.

Renovar o que não é novo é a possibilidade de vivermos intensamente cada dia como se fosse o primeiro. Todos os dias repetimos as mesmas ações, mas poderemos repeti-las com mais amor, com mais paciência, com mais serenidade. Somente assim a tela de nossa vida poderá estar sempre iluminada, embora algumas nuvens possam aparecer em alguns momentos.

Coloquemos tudo no seu devido lugar, por prioridade. As coisas não podem ser mais importantes do que as pessoas.


Ir. Deuceli Kwiatkowski
Religiosa Marcelina – Rio de Janeiro